Moradores do distrito do Guamá participam da plenária popular de mudanças climáticas

• Atualizado há 7 meses ago

Os moradores dos bairros que compõem o Distrito Administrativo do Guamá (Dagua) receberam na noite desta sexta-feira, 19, a plenária popular do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas. Este é o terceiro distrito que recebe a plenária, o primeiro foi em Mosqueiro (Damos) e a segunda em Outeiro (Daout). 

O objetivo é debater de forma participativa as mudanças climáticas em Belém e as soluções para evitá-las, além de ser um preparação para a Conferência Municipal sobre o Clima, que será realizada em junho pela Prefeitura de Belém. 

Participação – A plenária reuniu moradores do distrito do Guamá, entre eles alunos da Escola Estadual Barão de Igarapé Miri, que acompanharam a apresentação do grupo parafolclórico Açaí. 

Foi apresentado ao fórum um estudo da Prefeitura sobre o balanço de carbono na cidade e os serviços ecossistêmicos. O
coordenador do Fórum de Mudanças Climáticas, Sérgio Brazão, explica que o fórum debate também os pontos positivos e negativos da cidade para encarar os problemas das mudanças climáticas.

“As fortalezas e fraquezas do município e problemas dos bairros, que acabam surgindo, a gente anota para levar para o plano de mudanças climáticas que está sendo construído. A gente vai ter ele bem adiantado agora em junho, mas a gente tem um prazo até meados do segundo semestre para enviar para a câmara e aprovar para ele ser uma lei”, explicou.

Planejamento urbano

O Plano de Mudanças Climáticas, que será construído a partir do Fórum, indica políticas de longo prazo para serem executadas na área do planejamento urbano do município, para adaptar ações e serviços públicos que atendam às populações nos territórios mais afetados pelas consequências das crises climáticas, que incluem os problemas já relatados em outras plenárias, como alagamentos, enchentes, problemas de endemias, de qualidade de moradia, de mobilidade nas periferias, aumento de ondas de calor e desmatamento urbano. 

A estudante Kiane Porto, de 15 anos, destacou a importância de já está aprendendo sobre o tema. “Já venho estudando sobre isso. Também já venho sentindo na pele essas mudanças com o calor excessivo, a mudança de sol para chuva”, comentou. 

Organização – A plenária distrital tem a finalidade de organizar um comitê, um núcleo popular para debater e reunir propostas da população, como soluções de ações climáticas, que serão encaminhadas para a Conferência Municipal do Clima. 

O servidor público Marivaldo Campos, de 51 anos, morador do bairro do Guamá, participou da plenária e destacou a importância da participação popular. “É importante chamar os moradores para discutir e debater sobre o clima e o que a mudança dele pode prejudicar nossas vidas. Temos que sempre trazer as soluções antes dos problemas”.

A plenária é realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Universidade Livre da Amazônia (Ulam) e Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas.

Texto:

Victor Miranda

Veja também