Feirantes e empreendedores do Ver-o-Peso iniciaram, na tarde desta terça-feira, 18, a segunda semana de aulas do curso Formação em Relações Internacionais, proporcionadas pela Prefeitura de Belém e ministradas pela Escola de Negócios da Unama, gratuitamente. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), por meio da Universidade Livre da Amazônia (Ulam), é parte da preparação da cidade para a COP-30, aliando os investimentos na infraestrutura dos mercados à qualificação dos trabalhadores.
A disciplina da semana é Espanhol Básico para Negócios. Dedicadas ao setor de ervas da maior feira livre da América Latina, as permissionárias Rosângela Garcia Bezerra e Eliana Alves de Carvalho estão animadas. “É sempre bom melhorarmos nossa forma de atender aos clientes”, aposta Rosângela, que obtém sua renda na feira há 40 anos e mora no bairro do Benguí.
Eliana lembra que não teve oportunidade de concluir o Ensino Médio e tem orgulho de dizer que pode oferecer esta chance ao casal de filhos. “Foi trabalhando na feira que consegui fazer meus filhos terminarem os estudos e entrarem na universidade”, argumenta a moradora do Jurunas.
Oficina
Ermelinda Báez é paraguaia e ministra aulas de Línguas na Unama há 20 anos. Ela explica que, nesta oportunidade, preparou uma oficina para ensinar aos trabalhadores da feira a se comunicarem melhor com os clientes, com as ferramentas elementares para isso.
As aulas do curso Formação em Relações Internacionais são realizadas às terças e quintas-feiras, de 15h às 18h. Na primeira semana, com aulas sobre noções básicas de Relações Internacionais, a turma se reuniu no Palácio Antônio Lemos. Nesta semana, as aulas se darão no auditório do Mercado de Carne Francisco Bolonha. Entre os quase cem alunos, três servidores da Secretaria Municipal de Economia (Secon), que trabalham no Ver-o-Peso.
Política de formação
Também os feirantes e empreendedores de São Brás concluíram aulas, de Inglês, ministradas pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Belém. As obras do Mercado de São Brás já estão avançadas em mais de 50% e serão concluídas em setembro.
O IFPA também ministrará aulas para feirantes, empreendedores e artesãos de Icoaraci. As inscrições seguem abertas até o final do mês de junho, na Ulam.
Texto: