Este curso pretende entender mais profundamente a participação dos diferentes povos que
estiveram em Belém ou que aqui foram presos entre 1835 e 1840. Indo além da análise dos líderes, pretendese recuperar suas motivações para a luta, seus tempos de prisão e sofrimento e, por fim os significados da
anistia de 1840.
Objetivos específicos:
1) Entender as características principais dos povos que participaram das duas tomadas
de Belém em janeiro e julho de 1835; 2) Analisar as principais proclamações dos cabanos de forma a entender
suas principais bandeiras de luta; 3) Apresentar documentos sobre a corveta Defensora, a principal prisão dos
cabanos em Belém, de forma a valorizar a história dos que por ali passaram e, em larga medida, foram
esquecidos.
Competências e habilidades: ao final do curso os alunos devem desenvolver as seguintes competências e
habilidades
1) Competência de área – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades dos povos
cabanos que tomaram Belém por duas vezes em 1835. Habilidades da competência 1 – 1) Associar as
manifestações culturais do presente ao processo histórico da Independência e às guerras e movimentos sociais
do Brasil entre 1831-1840. 2) Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre o povo cabano
(em especial em suas proclamações), entendendo neste pontos de vista questões culturais e étnicas hoje
debatidas e/ou criticadas.
2) Competência de área – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das
relações socioeconômicas e culturais de poder. Habilidades da competência 2 – 1) Comparar o significado
histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas do governo Imperial e de seu arcabouço
legal e de prisões para se entender as prisões cabanas em escala local, regional e nacional. 2) Reconhecer a
dinâmica da organização do movimento cabano em Belém e a importância da participação da coletividade na
transformação da realidade histórico-geográfica no passado e no presente.
DE 19/02 A 23/02/2024
DAS 9H ÀS 13H