Movimentos sociais e sindicais esclarecem dúvidas sobre o novo sistema de coleta de lixo em Belém

• Atualizado há 7 meses ago

A Prefeitura de Belém se reuniu na noite desta sexta-feira, 12, na sede dos Urbanitários, localizada na avenida Duque de Caxias, com movimentos sociais para um debate sobre o novo sistema de limpeza urbana de Belém, que se inicia nesta segunda-feira, 15 de abril.

Participaram da plenária o presidente da Ciclus Amazônia, Luiz Gomes, e o representante da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Antônio Pegado. Foram respondidas diversas perguntas sobre como vai funcionar todo o trabalho da Ciclus Amazônia, empresa que venceu a licitação de Parceria Público Privada (PPP) para gerir os resíduos sólidos da capital paraense.

O presidente da Ciclus Amazônia informou que no dia 15 já serão colocados 2.100 trabalhadores na rua para a limpeza. Também anunciou que serão colocados quatro sistema de limpezas nas praias, em Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Cotijuba, além de 18 ecopontos em toda a cidade.

“Nosso objetivo é deixar a cidade mais limpa e combater qualquer atividade que possa vir a sujar a cidade”, comentou Luiz Gomes.

Cerca de 10 associações e movimentos participaram da plenária. Representante da União Nacional por Moradia Popular, Maria José de Lima, de 53 anos, destacou a oportunidade de entender essa nova fase da limpeza urbana de Belém. “Esse momento é importante, pois tínhamos várias duvidas sobre como vai funcionar o processo, se vão conseguir dar conta de limpar a cidade”, comentou. 

Texto:

Victor Miranda

Veja também