O Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas (FMMC) realizará plenárias distritais de segmentos e temáticas nos distritos e ilhas de Belém para debater e criar grupos que proponham soluções para o enfrentamento das questões climáticas do município.
As propostas apresentadas pelos grupos serão uma contribuição para elaboração do Plano Municipal de Ação Climática, visando a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025.
O Plano Municipal de Ação Climática também será transformado em políticas públicas para Belém, consolidando o processo de participação social que vai culminar na Conferência Municipal sobre Mudanças Climáticas.
Em março passado, o FMMC realizou o I Curso de Multiplicadores sobre Mudanças Climáticas, que certificou 225 pessoas para atuar como lideranças comunitárias em seus territórios, com ações e debates sobre meio ambiente.
Atividades nos territórios
A primeira plenária distrital ocorrerá em Mosqueiro, na quinta-feira, 4, às 18h, na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo, localizada na Rua Rodrigues Pinajé s/n, Bairro da Mangueira.
Para essa etapa, o FMMC e demais organizações parceiras vão promover a organização de atividades nos territórios (distritos e ilhas). Pautas setoriais e temáticas estão sendo construídas nos territórios por lideranças comunitárias, organizações parceiras, por iniciativas autogestionadas da sociedade civil e devem ocorrer nos meses de abril e maio.
Após essa etapa, as propostas serão sistematizadas ´por um grupo de trabalho formado por integrantes da Universidade Livre da Amazônia (Ulam), Secretaria Municipal de Administração (Semad) e pelo FMMC. O resultado será encaminhado à equipe técnica da Prefeitura de Belém, responsável pela elaboração do Plano Municipal de Ação Climática.
Composição – O FMMC é composto por mais de 200 organizações, liderado pelos representantes do Comitê COP-30 da Prefeitura de Belém, além de membros da sociedade civil e instituições estaduais e federais, que debatem e participam de formações, grupos de trabalho para construção do processo de organização popular para a COP-30.
Texto: