O Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas de Belém (FMMCB) foi criado (julho) e empossado (outubro) no ano de 2023 pelo Executivo Municipal de Belém, para agregar membros de governo e da sociedade civil e instituições das instâncias local e federal com ênfase nas instituições de pesquisa sobre a Amazônia e mudanças climáticas.
A composição do Fórum por excelência atende a uma diversidade necessária para obter contribuições, realizar debates e fortalecer espaços de participação social popular em preparação para COP 30. E também visa ampliar a participação social, a fim de contribuir para elaboração do Plano de Ação Climática, uma iniciativa da prefeitura de Belém, que visa garantir a política de estado para questões climáticas a longo prazo, fortalecendo as ações de planejamento urbano, a partir do Plano Diretor de Belém.
A prefeitura de Belém em cooperação com o FMMC e a Secretaria Municipal de Administração, a Universidade Livre da Amazônia (Ulam) e demais parceiros, como a ONU, em suas várias interfaces de atuação (mulheres, habitação, meio ambiente, migrações, etc) e parceiros locais como a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o Museu Emílio Goeldi, a Universidade Rural da Amazônia, as Universidades estadual e federal do Pará, o Instituto Federal, IFPA, Faculdades particulares que atuam em Belém, como Universidade da Amazônia, Unama, e Estácio Pará, o Sebrae, entre outros parceiros, vão ampliar uma plataforma conjunta de ofertas de atividades formativas (cursos, oficinas, seminários, rodas de conversa, etc.) com o tema das mudanças climáticas.
A prefeitura de Belém, o Fórum de Mudanças Climáticas, a Universidade Livre da Amazônia, Ulam/EGP/Semad e o Comitê municipal, formado por secretarias de governo, para Cop 30, vão iniciar mais uma etapa de formação com plenárias territoriais, continuando um primeiro ciclo iniciado em janeiro de 2024.
Atividade
Na sexta-feira, 22 de março, dia Mundial da Água, vai ser realizada uma atividade de certificação de multiplicadores capacitados na primeira etapa de formação, e a apresentação do calendário e relatório de atividades realizadas em formação com lideranças do FMMC e territórios, contemplando distritos e ilhas e setoriais da sociedade civil e demais setoriais que demonstraram interesse em organizar atividades na cidade para discutir mudanças climáticas. O evento será realizado no Hotel Beira Rio, no horáro de 13h30 às 18h.
O Tá Selado será mais um parceiro para intensificar a articulação com lideranças comunitárias nessa fase de organização territorial. Hoje, já são mais de 300 membros do FMMC que se reúnem e realizam participam de formação, mobilização e sistematização de contribuições técnicas sobre mudanças climáticas em Belém.
Na atividade de sexta, 22, serão mais de 200 pessoas que estão habilitadas à certificação como multiplicadores sobre mudanças climáticas dos territórios, entre trabalhadores da agricultura familiar, mulheres organizadas, LGBTI´s, negros e negras, indígenas, estudantes da área de turismo e ambiental, profissionais de saúde, povos tradicionais de matriz africana, pesquisadores sobre áreas de bacias, entre outros.
A mesa de abertura contará com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues ,que junto com Ulam-Semad e FMMC vão certificar oficialmente novos membros do Fórum, aptos a atuar até a Conferência do Clima em Belém, prevista para mês de junho de 2024. O tema da mesa de abertura será “COP 30 Como Processo e Participação Popular”.
Confira a programação:
Abertura
1. 13h30 – Ato em homenagem ao Dia Mundial da Água, às margens Rio Guamá
13h50 – Acolhimento com voz e violão
14h – Mesa de abertura: COP 30 Como Processo e Participação Popular.
Saudações e Lançamento do site da Ulam e certificação.
- Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues
- Coordenador do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, Sérgio Brazão
- Secretária Executiva do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, Marinor Brito
- Secretária Municipal de Administração – SEMAD/ULAM/EGP, Jurandir Santos de Novaes
- Representante da Sociedade Civil no FMMC
2. 14h30 às 16h30 – Apresentação e socialização dos relatórios de cada Grupo de Trabalho do Curso de formação de multiplicadores
3. 16h30 às 17h30 – Diálogo com a plateia sobre os relatos de grupos e afinamento
4. 17h30 às18h – Apresentação do calendário, dinâmica e engajamento dos multiplicadores nas plenárias populares
Texto: