Prefeitura reúne 400 pessoas para selar oportunidades a servidores e à sociedade

• Atualizado há 2 anos ago

O evento “Construindo com os servidores uma política de valorização e formação participativa”, no âmbito da Universidade Livre da Amazônia (Ulam), foi realizado na manhã desta sexta-feira (27), no auditório da Faculdade Estácio. O objetivo foi apresentar diferentes estratégias de valorização do servidor, notadamente aquelas relacionadas à formação, coordenadas pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), em uma rede de cooperação que envolve órgãos municipais, universidades, órgãos de outras esferas de governo e entidades da sociedade civil.

Com a presença de 400 servidores, conselheiros municipais do Programa Tá Selado e representantes de instituições de ensino superior, o trabalho é um marco significativo na consolidação de oportunidades oferecidas pela Prefeitura de Belém tanto para servidores quanto para lideranças populares, além de conselheiras e conselheiros do Programa Tá Selado e para o público em geral.

O evento foi uma promoção da Secretaria Municipal de Administração (Semad), da Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant) e da Escola de Gestão Pública (EGP), no âmbito da Ulam.

A programação teve início com a participação de artistas da Companhia Dramática da Prefeitura de Belém, encenando um estrato da peça “Auto da Cabanagem”, sob a coordenação de Célia Maracajá.

A mesa de abertura foi composta pela secretária de Administração, Jurandir Novaes, e representantes da UFPA e da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), por meio do Programa Forma Pará.

Programa “Jovens do futuro” 

De acordo com dados do IBGE, somente no 1º trimestre de 2020 – ainda antes da consolidação da crise pandêmica e sanitária em Belém – o desemprego no município já atingia, aproximadamente, 35% das pessoas com idade até 24 anos, muito acima da média nacional de desemprego entre a juventude, que foi de mais ou menos 27% para o mesmo período.

Por isso, com o intuito de estabelecer uma sólida política de inclusão, formação e acompanhamento dos jovens estudantes do ensino superior no âmbito da Prefeitura Municipal de Belém, a Semad executa o Programa de Apoio à Formação de Estudantes na Administração Pública para o Primeiro Emprego, o “Jovens do Futuro”, desde o primeiro ano da gestão de Edmilson Rodrigues.

O fluxo vai dos órgãos com vaga para estágio até as instituições de ensino superior com cursos afins aos interesses do órgão na execução de políticas públicas. A secretária destacou que existem tanto estudantes de graduação quanto de ensino médio atuando em diferentes órgãos da administração municipal, sendo 90% deles com estágio remunerado.

Jurandir anunciou para o próximo mês de março o primeiro encontro desses estagiários.

Quanto ao nível de especialização, 54 propostas de cursos foram submetidas ao aceite do prefeito Edmilson Rodrigues por professores de ensino superior e que concorreram ao mais recente edital do Programa Forma Pará, tendo sido aprovadas 24 delas. Cerca de 500 servidores devem ser acolhidos em oferta na área da educação.

O próximo curso a ser ofertado será “Políticas Públicas e Família na Amazônia”, para subsidiar a análise de projetos e programas na área da assistência, da saúde e da Previdência na região. Será um curso de 360 horas, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, da UFPA, com professores vinculados aos programas de pós-graduação.

Primeira indígena formada em Serviço Social, na UFPA, Rita Tembé trabalha há dois anos da Ouvidoria Geral do Município de Belém e diz se sentir “acolhida, de ver o prefeito dar essa abertura para mostrarmos nossas lutas e nossas conquistas. Ainda têm professores que não acham necessário ter nosso conhecimento de dentro das aldeias, como indígenas, dentro da universidade. Eu mesma encontrei professores assim. E isso é bem difícil”, afirma Rita.

Cabanagem

A programação na sexta-feira foi encerrada com a aula inaugural do curso “A cabanagem: governo, poder e movimentos sociais”, pelo professor da UFPA José Alves de Souza Júnior.

O curso, de forma presencial e on-line, ocorre no contexto das comemorações dos 187 anos da Revolução Cabana e dos 407 anos de Belém e já conta com mais de 250 pessoas inscritas, dentre servidores, conselheiros e conselheiras do Tá Selado e lideranças comunitárias. As próximas aulas ocorrerão nos dias 4, 11 e 25 de fevereiro, sempre de 8h às 13h, completando carga de 20 horas de aula.

Universidade Livre da Amazônia 

A universidade foi criada e anunciada publicamente (em uma live) pelo prefeito Edmilson Rodrigues no dia 27 de maio de 2021.

A secretária Jurandir Novaes aproveitou ainda para informar que novos benefícios aos servidores serão anunciados, antecipando que o programa Servidor Legal garantirá redução de preços aos servidores em serviços de educação, saúde, arte e lazer. Os termos já estão prontos com universidades, clubes e estabelecimento de redes de serviço.

Texto:

Erika Morhy
28.01.2023

Veja também