Cooperação entre prefeitura e estado expande curso de graduação para Icoaraci

• Atualizado há 2 anos ago

Nesta quinta-feira, 10, após batismo simbólico do conjunto musical icoaraciense de carimbó Grupo do Mangue, o distrito de Icoaraci, por meio da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado, vivenciou a aula inaugural do curso de graduação em Sistema de informação, na Escola Municipal Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso, localizada no populoso bairro do Paracuri. 

O curso é uma iniciativa inédita na localidade e está sendo promovido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por meio do Programa Forma Pará, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), do governo do Estado. O curso tem aporte da Secretaria Municipal de Administração (Semad), por meio da Universidade Livre da Amazônia (Ulam) e da Escola de Gestão Pública (EGP).

Ampliação – Ao todo, 50 vagas foram ofertadas para o curso de Sistemas de Informação em Icoaraci. E a boa notícia para aqueles que residem no distrito é que a cooperação deve ser ampliada para os cursos de Gestão Ambiental, com aulas na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa), também em Icoaraci, dando continuidade a um amplo programa de formação promovido a partir das parcerias entre a gestão municipal e instituições de ensino superior.

Estiveram presentes na aula inaugural, entre outras autoridades e convidados, Cinthya Lobato, diretora do Núcleo Jurídico da Semad, representando a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes; o vice-reitor da Ufra, Jaime Viana de Sousa; o pró-reitor de ensino da Ufra, João Almiro; o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Alex Zissou; o professor da Ufra, Waljucy Cardoso; a secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes; a coordenadora-geral do Forma Pará, Eldilene Barbosa; a agente distrital de Icoaraci, Ellana Silva; a diretora da Escola Liceu de Artes, Viviane Ribas, e alunos. 

Cotidiano – “A iniciativa leva a formação aos distritos de Belém, com cursos relacionados ao cotidiano dos moradores de cada comunidade. Mas é preciso dizer que nós também temos procurado envolver técnicos e servidores, construindo junto com a Sectet esse trabalho. Na seleção realizada para as primeiras turmas tivemos a aprovação de servidores municipais, o que nos deixa muito satisfeitos”, celebrou a secretária Jurandir Novaes.

A secretária também lembrou que a cooperação entre o Governo Estadual e a Prefeitura de Belém começou em 2021 e os resultados estão aparecendo. “Já temos o curso em Mosqueiro, com aula inaugural programada para o dia 19 deste mês. Ainda no primeiro semestre, teremos uma turma em Outeiro”.

Grande projeto – Segundo a coordenadora-geral do Forma Pará, Edilza Fontes, “os cursos de graduação que os distritos de Belém estão recebendo nesse momento são o início de um grande projeto que deve alcançar um número ainda maior de estudantes ao longo desse e dos próximos anos”. “É uma satisfação enorme recebê-los nessa primeira aula. Espero que vocês aproveitem muito bem a vida acadêmica e alcancem grandes feitos na vida profissional”, apontou visivelmente emocionada.

De acordo com o vice-reitor da Ufra, Jaime Viana de Sousa, “o Forma Pará hoje representa uma ferramenta não só para a educação superior, mas também de integração entre os municípios e o Estado do Pará, buscando qualificar os alunos e o ensino, além de gerar um diferencial imensurável”. “Com toda essa expansão do ensino pelos distritos de Belém, a Ufra pode dizer que se sente muito à vontade em trabalhar dessa forma”, completou.

É importante salientar que a parceria para a realização do Forma Pará na região distrital da capital paraense também integra o Programa de Valorização do Servidor do governo da Nossa Gente, que se importa e segue investindo na educação e no desenvolvimento econômico, social e humano da população belenense.

Oportunidade – O calouro de Sistemas de Informação, Alison Cunha, 21 anos, comemorou muito o fato de poder fazer o curso com o qual sempre sonhei, sem precisar se deslocar ao centro da capital. “É uma excelente oportunidade para todos nós que faremos esse curso. Eu posso me dedicar aos estudos despreocupado com trânsito e todo o estresse de sair de Icoaraci, o que me estimula a me dedicar ainda mais”, disse.

Já estavam em andamento pelo Programa Forma Pará no distrito de Mosqueiro, os cursos de Licenciatura em História, e de Bacharelado em Turismo, ministrados pela Universidade Federal do Pará; além da graduação em Ciência da Computação, com vagas ofertadas pela Ufra. 

Também neste mês de março, a partir da parceria com a Prefeitura de Belém, o distrito de Mosqueiro vai receber, por meio da Uepa, o curso de gastronomia, com a aula inaugural agendada para o próximo dia 19.

Sobre o curso – O curso de Sistemas de Informação forma profissionais que irão administrar o fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores.

Entre outras habilidades, o profissional formado nessa área irá administrar redes de computadores, além de aprender a criar, adaptar e instalar programas que facilitam as consultas de dados. 

No mercado de trabalho, o profissional dessa área poderá desenvolver trabalhos específicos direcionados a empresas de Tecnologia da Informação (TI) ou quaisquer outras que possuam banco de dados e redes interligadas.

Texto:

Ronaldo Gillet
10.03.2022

Veja também